Psicoterapia e Medicamento
Psicoterapia e medicamento são objeto de contusão muitas vezes.
Diversas pessoas, normalmente leigas, que buscam ajuda para sua saúde afetiva e mental, creem que ir ao psiquiatra e tomar os remédios prescritos já é o suficiente para resolver seu problema.
Por isso, é sempre importante lembrar e reforçar a idéia de que os medicamentos psiquiátricos (os famosos tarja preta) não curam, apenas suavizam os sintomas, amenizam a dor, ou controlam momentaneamente os pensamentos desorganizados e os sentimentos de sofrimento psíquico.
Para que haja a melhora, para que o quadro de saúde emocional e mental seja modificado, é necessário que se faça terapia. Sem psicoterapia/terapia não há melhora do quadro de forma permanente.
E é possível com o mesmo médico psiquiatra que prescreveu os remédios fazer a terapia?
É possível fazer sua terapia com um médico psiquiatra, para isso, ele deve ser além de médico, também psicoterapeuta. Alguns psiquiatras atuam nas duas áreas, mas a maioria deles trabalha apenas na prescrição dos medicamentos, deixando a terapia a cargo de outros profissionais.
Normalmente, os psicoterapeutas, os profissionais que trabalham com a terapia, são os psicólogos formados nas universidades e no curso de Psicologia – uma vez que grande parte da ciência psicológica se dedica ao desenvolvimento de teorias e métodos psicológicos de cura, formando os profissionais mais adequados à arte da psicoterapia.
Dessa forma, tenha um bom psiquiatra em mãos, para que os aspectos urgentes, agudos de sua dor afetiva sejam tratados nas fases intensas de sofrimento psíquico, e faça sua terapia com o psicólogo ou psicoterapeuta de sua preferência; pois as curas psíquicas pedem processos de psicoterapia, e não apenas os paliativos dos medicamentos comprados na farmácia.
E isso é um dado médico, um esclarecimento sobre a necessidade de terapia nos casos de sofrimento psicológico: é um dado sobre a necessária complementariedade entre medicamentos e psicoterapia.
Psicoterapia é fundamental para a cura psíquica. O remédio do psiquiatra é o paliativo necessário, a cura reside na psicoterapia.