Beijando muito!

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.8.1″ _module_preset=”default”][et_pb_row column_structure=”2_5,3_5″ _builder_version=”4.8.1″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_5″ _builder_version=”4.8.1″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://www.psicologoprahas.com/wp-content/uploads/2019/04/images-3.jpg” alt=”Psicologo Marcelo Prahas psicoterapia” title_text=”Terapia de Casal” _builder_version=”4.8.1″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”3_5″ _builder_version=”4.8.1″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.8.2″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

Como viver sem tocar, sem abraçar, sem falar de pertinho, sem os encontros reais com os amigos, privados das festas grandes ou pequenas?

Somos bichos, bicho primata, para o qual o tocar de pele é tão importante quando o alimento.

O aprisionamento online que a pandemia trouxe, é a mais terrível das catástrofes dentro da catástrofe pandêmica.

O animal  humano vive tanto dos toques, dos abraços, dos cheiros e odores, dos sons da espécie, das texturas de pele e pelo, quanto da comida e da água.

O  grande medo que sinto é sairmos desta pandemia com esse novo “normal” como  nova forma de viver.

Isso, seria, no caso brasileiro, a  extirpação de um dos traços que nos definem como povo, a espontaneidade e a naturalidade de corpos; e o aprofundamento do congelamento de emoções Terra à fora.

Obviamente, que em meio a mortandade do covid e a ameaça de colapso do sistema de saúde, calma lá com beijos e abraços e aglomerações!

Contudo, após passado o ciclone, após estar a população vacinada, é crucial voltarmos sem dó a nosso antigo jeito de viver.

O bicho homem é mais saudável aconchegado, abraçado, beijado, festejando, sambando, comemorando a vida “ao vivo”, sem essa de “online”!

 

 

 

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Psicólogo Marcelo Prahas

Psicólogo do esporte, formado em psicologia clínica na Universidade de São Paulo. Atleta olímpico Marcelo Moreira Palma. titular de um Osho Center/Meditação. Trabalhando com psicologia do esporte, psicoterapia e técnicas de meditação.

× *