Treinamento Mental

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”4.8.1″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” hover_enabled=”0″ column_structure=”2_5,3_5″ sticky_enabled=”0″][et_pb_column type=”2_5″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_image src=”https://www.psicologoprahas.com/wp-content/uploads/2019/09/cropped-photo-1558694157-d2e158b808a3.jpeg” _builder_version=”4.8.1″ _module_preset=”default” alt=”Psicólogo Marcelo Prahas, Terapia e Esporte” title_text=”cropped-photo-1558694157-d2e158b808a3.jpeg” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″ width=”87%” module_alignment=”center”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”3_5″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.8.1″ text_text_color=”#000000″ text_font_size=”16px” text_line_height=”1.1em” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

 Sabedoria Natural

 

 Treinamento Mental é fundamental para vencer. No esporte profissional todos os campeões sabem disso e o utilizam naturalmente.

O que sempre chamou minha atenção foi a naturalidade com que ele é feito, com que ele acontece.

Há pouco mais de 30 anos, quando eu me preparava para as competições, alguém trouxe a idéia de fazermos o tal treinamento mental. E o descreveu: você fecha seus olhos, relaxa profundamente, e imagina a si mesmo em cada fase da preparação, visualizando o êxito e sucesso de cada fase de seu processo preparatório, até o momento da competição, o enfrentamento das tensões, o confronto físico e psicológico, faça com que cada detalhe seja vivido mentalmente, desde a colocação da roupa no vestiário até o ato de cruzar a linha quebrando seu recorde pessoal e vencendo a prova – cada passo vivido mentalmente, imaginado detalhadamente, gesto a gesto, intensamente .

O que me surpreendeu – e nessa época eu ainda era adolescente – é que ali não havia nenhuma novidade! Era impossível parar de pensar nos treinamentos e nas competições desde que eu começara a treinar.

Era possível esquecer de fazer alguma tarefa escolar, mas deixar de querer e mentalizar e imaginar o sucesso nos treinamentos e a vitória futura nas competições, jamais! Isso acontecia mesmo que eu não quisesse.

Como já disse em outro textos, o ser humano é um ser desejante.  O sujeito epistemológico de Freud, pai da psicanálise: as coisas que desejo me definem.

O treinamento mental é fundamental para que o campeão vença. Mas, para que o treinamento Mental seja profundo e eficaz, e preciso que o desejo seja igualmente profundo.

Clareza Mental:

O atleta necessita ter muito claro o que quer, o que deseja de verdade.

Assim, as técnicas de treinamento mental acontecerão, mesmo sem saber que elas existam. Não há técnica mental que substitua a clareza sobre o próprio desejo.

Nessa busca, nesse encontro do que se quer de verdade, é que pode ser importante o trabalho do psicólogo no esporte.

Até mesmo para que se descubra o que não se quer, e que não se perca tempo nessa vida breve.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Psicólogo Marcelo Prahas

Psicólogo do esporte, formado em psicologia clínica na Universidade de São Paulo. Atleta olímpico Marcelo Moreira Palma. titular de um Osho Center/Meditação. Trabalhando com psicologia do esporte, psicoterapia e técnicas de meditação.

× *